Apple em conversa com Google e OpenAI para usar modelos de IA
Recentemente surgiram rumores que a Apple estaria em discussões com a Google para integrar as tecnologias de IA da empresa nos seus dispositivos. E agora, novas informações dão conta que essas conversações estão a ser realizadas tanto com a Google como também com a OpenAI.
De acordo com o portal Bloomberg, a Apple encontra-se a discutir com a Google e a OpenAI de forma a usar os seus modelos de IA nos dispositivos, nomeadamente como parte de funcionalidades a chegarem no iOS 18.
Do lado da Google, seria para o uso do Gemini, o modelo de IA da empresa que também se encontra disponível na plataforma de chatbot. Este poderia ser integrado no iOS 18 como forma de permitir aos utilizadores acederem a funcionalidades de IA generativa.
No entanto, a Apple também se encontra a avaliar a possibilidade de usar a tecnologia da OpenAI, com o mesmo modelo que se encontra no ChatGPT, permitindo aos utilizadores uma interação mais aprofundada com este sistema.
É possível que novidades neste sentido venham a ser reveladas até ao final do ano.
De relembrar que os rumores já indicavam que a Apple iria apostar em força na IA, mas inicialmente os planos da empresa seriam para usar modelos dedicados, e que poderiam funcionar de forma local, sem terem de recorrer a um processamento na cloud.
Esta ideia ainda pode ser aplicada, embora para tarefas mais exigentes da IA generativa, como criar textos ou imagens, a empresa encontra-se à procura de um parceiro direto para usar os seus modelos de IA.
A Siri é também uma das funcionalidades onde se espera que a IA esteja bem presente, e que deve trazer várias novidades com o iOS 18, de forma a tornar a mesma no “melhor assistente virtual” que existe atualmente.
Por exemplo, a Apple pretende uma maior integração entre a Siri e o sistema de mensagens, permitindo que os utilizadores possam rapidamente usar a IA para criar conteúdos de mensagens a enviar para contactos.