Apple lança correção de emergências para duas falhas zero-day

Apple lança correção de emergências para duas falhas zero-day

Os utilizadores de dispositivos da Apple, mais concretamente do iPhone, podem preparar-se para uma nova atualização que será bastante recomendada de se instalar.

A Apple lançou recentemente uma nova atualização de emergência para o iOS, focada em corrigir duas falhas zero-day no sistema, que estariam a ser ativamente exploradas para ataques.

De acordo com o comunicado da empresa, a Apple terá conhecimento que as falhas estariam a ser ativamente usadas para atacar utilizadores da empresa, recomendado a atualização do sistema o mais rapidamente possível.

As falhas, que afetam tanto o kernel do iOS como o RTKit, podem permitir aos atacantes lerem e escreverem conteúdos na memoria dos dispositivos, o que pode levar a contornar algumas das medidas de segurança da empresa para o sistema.

A empresa afirma ter corrigido a falha com as versões do iOS 17.4, iPadOS 17.4, iOS 16.76, e iPad 16.7.6. Os dispositivos que tenham ainda suporte da empresa devem começar a receber a atualização via OTA durante as próximas horas.

Possivelmente para evitar uma exploração mais ativa das falhas, a Apple não revelou detalhes das mesmas, certificando-se primeiro que um elevado número de dispositivos encontram-se com as mais recentes versões do sistema.

Esta é a terceira falha zero-day que a empresa corrige desde o início de 2024.