Apple pode bloquear lojas de apps de terceiros após 30 dias fora da UE

Apple pode bloquear lojas de apps de terceiros após 30 dias fora da UE

Os utilizadores que viagem para fora da União Europeia durante mais de 30 dias, com os seus dispositivos da Apple, podem perder acesso a lojas de aplicações de terceiros nos mesmos até que voltem à região.

A Apple foi forçada a permitir lojas de aplicações alternativas para os seus dispositivos, face às novas regulamentações na União Europeia. No entanto, para quem tenha optado por usar as mesmas, e deixe a região por um período superior a 30 dias, pode perder o acesso a estas até voltar.

Na página de suporte da Apple, a empresa esclarece que o suporte a lojas de aplicações alternativas aplica-se apenas na União Europeia. Os utilizadores que viagem para fora desta região depois de usarem as mesmas, durante mais de 30 dias, perdem acesso à funcionalidade – e é necessário voltar para a Europa de forma a voltar a ter acesso.

imagem do suporte da apple

Esta medida pode ser particularmente importante para quem tenha a tendência de viajar para fora da União Europeia de forma frequente. No entanto, a Apple garante que os utilizadores ainda podem usar as suas lojas de apps alternativas para gerir as apps que já tenham instalado no dispositivo – o que deixa a indicação que apenas novas apps ficarão bloqueadas até que se retorne à região.

De notar que a permissão para usar lojas de apps alternativas apenas se aplica para utilizadores na zona europeia, portanto quem tenha dispositivos de outras regiões não terá a capacidade de usar estas plataformas. A medida apenas foi aplicada devido à nova Lei dos Mercados Digitais, que afeta, entre outras empresas, a Apple.