Apple processa antigo funcionário por leak de dados sensíveis

Apple processa antigo funcionário por leak de dados sensíveis

A Apple iniciou um processo em tribunal contra o ex-engenheiro da empresa Andrew Aude, acusando o mesmo de ter roubado segredos internos da marca e de ter divulgado os mesmos para os meios de imprensa e outros interessados no meio da tecnologia.

Andrew Aude juntou-se à Apple em 2016, como engenheiro de software. Este trabalhou em melhorar algumas das funcionalidades do iOS, nomeadamente a nível da otimização da bateria e outras configurações, tendo também trabalhado em alguns projetos secretos da empresa.

No entanto, durante o período em que esteve na empresa, Aude terá divulgado dados sobre produtos e serviços da Apple, meses antes dos mesmos serem oficialmente revelados. A acusação aponta que Andrew Aude terá usado o seu iPhone de trabalho para partilhar imagens de produtos por revelar da Apple, políticas da empresa e outras mudanças internas.

Um dos leaks feitos pelo mesmo terá sido do Vision Pro, que surgiu em detalhe meses antes da sua revelação oficial. Aude terá divulgado informações sobre o dispositivo com vários meios de imprensa.

Um dos exemplos encontra-se com um jornalista do Wall Street Journal, com o qual este terá mantido contacto para revelar detalhes sobre a aplicação Journal, meses antes da mesma ser confirmada. O engenheiro terá usado a aplicação Signal para enviar mensagens encriptadas e temporárias para o jornalista.

O mesmo terá também demonstrado vários exemplos de como estaria a decorrer o desenvolvimento de tecnologias de Realidade Virtual da empresa, que futuramente viriam a ser usadas no Vision Pro. O mesmo terá enviado detalhes sobre a tecnologia, e até mesmo sobre o dispositivo, meses antes de ser revelado.

Aude alega que divulgou a informação de produtos que o mesmo considera terem problemas. Por outro lado, a Apple afirma que as ações de Aude foram extremamente prejudiciais para a empresa, e tiraram o “brilho” dos novos lançamentos. A empresa confirma que, pelo menos, cinco artigos originais foram criados em diferentes fontes com informações divulgadas por Aude.

A empresa sublinha ter descoberto as ações de Aude no final de 2023, altura em que o mesmo foi também despedido. Numa entrevista em Novembro de 2023, Aude afirmava quando confrontado com os potenciais leaks que não teria sido da sua autoria.

No entanto, a Apple afirma que, durante a entrevista, Aude terá ido à casa de banho, altura em que o mesmo eliminou várias mensagens da app que usava, e inclusive a própria aplicação.

A empresa ainda terá tentado resolver o problema fora dos tribunais, mas considerou que Aude não estaria recetivo a uma resolução mais pacífica. A Apple terá contactado Aude um mês antes de avançar com o caso para tribunal, pedindo ao mesmo para fornecer detalhes do que teria sido divulgado, mas o engenheiro não forneceu ajuda.

A empresa encontra-se agora a pedir ao tribunal a indemnização pelos danos causados por Aude, em valores ainda não conhecidos.