Ataque de ransomware roubo documentos sensíveis da Suíça

Ataque de ransomware roubo documentos sensíveis da Suíça

O National Cyber Security Centre (NCSC) da Suíça emitiu recentemente o seu relatório sobre o ataque ransomware à entidade Xplain, confirmando que centena de documentos sensíveis do governo podem ter sido comprometidos.

A Xplain é uma empresa focada no desenvolvimento de tecnologias e softwares que são usados por várias entidades governamentais na Suíça. Recentemente a entidade confirmou ter sido alvo de um ataque de ransomware, de onde terão sido roubados dados sensíveis da mesma.

O ataque foi confirmado pelo grupo Play, a 23 de Maio de 2023. Na altura, o grupo afirmava ter obtido acesso a documentos sensíveis da entidade, tendo em Junho do mesmo ano publicado os mesmos.

Depois de uma investigação iniciada pelo governo da Suíça, chega-se agora à conclusão que, por entre os dados roubados, podem encontrar-se documentos e conteúdos sensíveis de várias organizações governamentais do pais.

Segundo o relatório da investigação, mais de 65.000 documentos do governo foram revelados no leak. No total, foram identificados mais de 1.3 milhões de ficheiros no leak, mas apenas estes 5% dizem respeito a informação potencialmente sensível.

Foi ainda revelado que cerca de 5 mil documentos possuem dados sensíveis de informação pessoal, como nomes, moradas, emails, números de telefone e outras informações identificativas.

As autoridades afirmam que o relatório do incidente terá demorado mais tempo que o inicialmente previsto tendo em conta a quantidade elevada de informação que se encontra no leak, e dos dados sensíveis existentes.