Autoridades francesas vão iniciar investigação a ataques informáticos

Autoridades francesas vão iniciar investigação a ataques informáticos

As autoridades de França vão iniciar uma investigação aos ataques informáticos que, durante o fim de semana, causaram problemas em vários sistemas de entidades no pais.

Os ataques terão começado na sexta feira, mas foram mais sentidos no Domingo, quando vários sites e sistemas da entidade ficaram inacessíveis. De acordo com o Ministério Publico de França, a investigação ao incidente será realizada durante os próximos meses, com o objetivo de identificar a origem dos mesmos.

As autoridades sublinham ainda que, este género de crime, é punível no pais com até 10 anos de prisão e multa de 300 mil euros. As autoridades consideraram os ataques como “sem precedentes”, deixando vários sistemas de diferentes organismos governamentais inacessíveis durante várias horas. Embora não se tenham comprometido dados, os sistemas e sites ficaram inacessíveis para os cidadãos, prejudicando o uso dos mesmos.

Fontes do governo francês apontam ainda que o ataque não terá sido de origem russa, algo que rapidamente começou a propagar-se nas redes sociais como uma possibilidade.

Embora as autoridades francesas não tenham deixado detalhes sobre a origem dos ataques, o grupo de hackers Anonymous Sudan confirmou os mesmos no seu canal do Telegram, indicando que teriam como alvo vários ministérios de França.

Este grupo é conhecido por ter ligações com as autoridades russas, realizando ataques em nome das mesmas.