Canonical aperta regras da Snap Store para prevenir esquemas

Canonical aperta regras da Snap Store para prevenir esquemas

A Canonical encontra-se agora a aplicar medidas mais restritas e severas para prevenir que aplicações maliciosas consigam entrar nas plataformas de apps da empresa, nomeadamente na Snap Store.

A entidade revelou algumas mudanças nas suas políticas, de forma a evitar que aplicações maliciosas sejam carregadas para a plataforma. Estas alterações surgem depois de terem aparecido várias aplicações falsas de carteiras de criptomoedas, que teriam como objetivo roubar fundos dos utilizadores.

Estas alterações esperam-se que venham a ser temporárias, sendo que se espera em breve que a plataforma passe a avaliar todas as aplicações enviadas de forma manual, para prevenir estes incidentes.

Estas alterações surgem depois de terem sido descobertas várias carteiras de criptomoedas falsas, que estariam a ser usadas para roubar os fundos dos utilizadores. Num dos casos reportados, uma falsa carteira da “Exodus” terá roubado cerca de nove BTC de um utilizador, avaliados em aproximadamente 490.000 dólares na altura.

Estas aplicações estariam disponíveis na Snap Store, visto que a plataforma permite que sejam enviadas sem grande controlo, e podem permanecer ativas durante longos períodos de tempo antes de serem reportadas e, eventualmente, removidas. A plataforma da Canonical permite que qualquer utilizador envie as suas próprias aplicações para a loja, o que abre a possibilidade de esquemas surgirem.