Claude 3 pretende ultrapassar modelos da OpenAI e Google
A Anthropic revelou o lançamento do seu novo modelo LLM, com promessas de ultrapassar as capacidades de outros modelos atualmente existentes no mercado.
A entidade confirmou a chegada do novo Claude 3, o modelo de IA mais recente da mesma, que promete ultrapassar os rivais GTP-4 da OpenAI e o Gemini 1.0 Ultra da Google. Esta afirmação teve por base vários benchmarks realizados pela entidade em comparação entre os diferentes modelos e as suas capacidades finais.
O Claude 3 Opus obteve os melhores resultados em vários dos aspetos principais do uso de modelos de IA, e respostas mais rápidas e com suporte a temas mais alargados. O modelo suporta o envio de diferentes tipos de ficheiros, como imagens, documentos e outros, e pode criar respostas com base nesses conteúdos.
O modelo Sonnet do Claude 3 encontra-se focado para empresas que pretendam mais controlo a nível dos gastos. Por fim, existe ainda o Claude 3 Haiku, que é focado para fornecer respostas rápidas a simples questões, sendo capaz de resumir conteúdos com até 150.000 palavras – uma melhoria significativa face ao Claude 2.
Como sempre, o modelo encontra-se disponível a partir do site da entidade, estando disponível gratuitamente com a versão Sonnet. O acesso ao Opus é possível via o Claude Pro, que possui o custo mensal de 20 dólares.
Infelizmente o Claude não se encontra disponível para utilizadores em Portugal, embora seja possível aceder ao mesmo via uma VPN.