Conheça alguns dos projetos cancelados da Apple no passado

Conheça alguns dos projetos cancelados da Apple no passado

Recentemente foi conhecido que a Apple teria cancelado o projeto para um veiculo elétrico da empresa, depois de ter estado em desenvolvimento faz anos. No entanto, embora o misterioso projeto tenha sido apenas agora cancelado, este junta-se numa longa lista de ideias que a Apple eventualmente cancelou ao longo dos anos.

Os rumores apontam que o projeto “Titan” tinha começado a ser desenvolvido em 2014, tendo como objetivo ser um veículo elétrico dedicado da Apple. Este poderia vir a rivalizar diretamente com a Tesla, criando uma alternativa mais apelativa para certos utilizadores.

A ideia era bem vista pela comunidade, mas ao mesmo tempo, parece ter sido demasiado para a empresa conseguir executar. E olhando para o histórico da mesma, este não é o primeiro projeto que ela deixa de lado.

Neste artigo iremos ver alguns dos exemplos de projetos que, ao longo dos anos, foram cancelados pela Apple.

> AirPower

airpower apple

Revelado em 2017, o AirPower prometia ser um sistema de carregamento sem fios Qi, que poderia ser usado com todos os dispositivos da Apple e até com três modelos ao mesmo tempo.

A ideia chegou mesmo a ser apresentada pela empresa durante um dos seus eventos, mas nunca viria a chegar ao mercado. Em 2019, a empresa oficialmente descontinuou o projeto, indicando que não atingia os padrões de qualidade da empresa – com alguns rumores a indicarem que esta teria problemas em desenvolver um hardware que fosse seguro para carregar os três dispositivos ao mesmo tempo.

> Televisão

apple tv

Não confundir este ponto com o Apple TV, mas em tempos, a Apple teve planos de criar uma televisão de alta qualidade. O projeto foi inicialmente desenvolvido em 2011, e embora a empresa nunca o tenha chegado a apresentar oficialmente, os rumores indicavam que esta TV iria contar com um painel de elevada qualidade, e fornecer funcionalidades avançadas para a altura.

Eventualmente, esta ideia viria a ser cancelada pela empresa.

> Tablet “Vademecum”

apple Vademecum

Muito antes do iPad surgir no mercado, em torno de 1994, a Apple teria planos para lançar um dispositivo de tablet no mercado, conhecido como “Vademecum”. O dispositivo contava com uma stylus e possuía ainda uma câmara frontal para gravação.

No entanto, a Apple terá eventualmente cancelado este projeto apenas alguns anos mais tarde, depois de se ter chegado à conclusão que, na altura, ainda não existia um mercado substancial para dispositivos deste género. Existe muita pouca informação ou imagens sobre este dispositivo.

> MessageSlate

imagem messageslate

O “Vademecum” não terá sido a única aposta da Apple no mercado dos tablets. Por volta da mesma altura, a Apple também estaria a trabalhar no “MessageSlate “, um tablet baseado no sistema operativo Newton OS, sendo que a marca do dispositivo foi inicialmente registada em 1993.

No entanto, a ideia viria a ser descontinuada, e invés disso, a empresa lançou o MessagePad um ano mais tarde.

> W.A.L.T.

walt apple

Muito antes do iPhone ser lançado, a Apple também entrou nos testes para o mercado dos dispositivos móveis com o W.A.L.T., um protótipo do que viria a ser considerado um “smartphone”.

O mesmo contava com um ecrã de toque, com uma stylus, que possuía funcionalidades como a capacidade de enviar e receber fax, ou de caller ID. Embora algumas unidades de teste tenham eventualmente surgido no mercado ao longo dos anos, a Apple nunca confirmou oficialmente este dispositivo.

> PenLite

penlite apple

Em mais uma ideia da Apple para o mercado de tablets, em 1992, a empresa terá também desenvolvido um projeto similar. O PenLite era um dispositivo que tinha características semelhantes às de um tablet, com um hardware mais avançado para a altura comparativamente ao Vademecum.

Tal como tinha acontecido com o Vademecum, este projeto também viria a ser cancelado, depois da Apple ter verificado que o mercado ainda não teria interesse neste género de dispositivos.

Como se pode ver por este artigo, ao longo dos anos a empresa cancelou vários projetos, alguns dos quais nunca foram oficialmente confirmados. E possivelmente, ainda existem muitos mais que não foram inteiramente testados, ou reconhecidos, e ainda se encontram em segredo nos cofres históricos da empresa.