DeepMind esforça-se para manter talentos na empresa

DeepMind esforça-se para manter talentos na empresa

O mercado europeu encontra-se cada vez mais focado para o uso de tecnologias associadas com a Inteligência Artificial, e de acordo com as mais recentes informações, existem cada vez mais empresas europeias à procura de especialistas nesta área.

Depois do ChatGPT da OpenAI ter começado a ganhar destaque no mercado, a corrida pelo mercado da IA começou, e várias empresas pretendem colocar-se na frente com as suas próprias soluções. No entanto, para isso, também é necessário ter engenheiros focados em trabalhar com essas tecnologias.

Com isto em mente, várias fontes apontam que existe uma batalha acesso por talentos técnicos na Europa, com empresas como a DeepMind da Google a investirem consideravelmente em especialistas na área.

No entanto, a procura também tem sido atribulada, já que muitos dos funcionários encontram-se agora a sair das empresas para onde trabalham, de forma a criarem as suas próprias startups, que também se encontram numa onda de fortes investimentos e procura no mercado.

Os dados apontam que existe um elevado número de funcionários da Deepmind que se despediram para criarem as suas próprias start-ups, focadas para o mercado da IA. Um dos exemplos encontra-se em Mustafa Suleyman, que foi um dos primeiros lideres do grupo de IA da Google, e saiu da empresa para fundar a Inflection AI.

Para tentar evitar a saída destes talentos, a Google encontra-se a permitir que alguns funcionários e executivos da Deepmind tenham acesso a ações dentro da empresa, com visto a poderem manter-se sobre a alçada da Google.

À Reuters, um porta-voz da Deepmind afirma que o mercado é bastante competitivo, e que a empresa continua a tentar encontrar os talentos no mercado para desenvolver as suas próprias tecnologias.

Além disso, os engenheiros que trabalham diretamente com tecnologias de IA encontram-se a ser cada vez mais valorizados, com salários elevados dentro das empresas. Os dados apontam que ocorreu um aumento exponencial de remuneração para funcionários que trabalham diretamente com tecnologias de IA no Reino Unido, e que a tendência será de continuar a aumentar para os próximos tempos.

Não existe como negar que as tecnologias de IA encontram-se a dominar o mercado, e cada empresa pretende criar a sua própria versão de tecnologias baseadas na mesma, de forma a terem sucesso. Além da criação das tecnologias, existe também cada vez mais procura por este género de plataformas para os mais variados fins.