Departamento de Justiça dos EUA acusa Apple de monopólio no mercado

Departamento de Justiça dos EUA acusa Apple de monopólio no mercado

Depois dos rumores que começaram a surgir no início do dia, chega agora a confirmação que o Departamento de Justiça dos EUA encontra-se a processar a Apple, acusando a empresa de criar um monopólio ilegal no mercado dos smartphones – fechando os seus produtos para os consumidores e piorando a experiência para rivais.

As autoridades dos EUA consideram que a Apple tem vindo a manter um monopólio no mercado dos smartphones, tendo em conta as ações da própria empresa para com os seus clientes e produtos.

A Apple encontra-se acusada de aumentar os preços para os consumidores e programadores, enquanto também torna os mesmos mais dependentes do ecossistema da empresa e dos seus dispositivos. A acusação aponta que a Apple cria pontos nos contratos com programadores que impedem os mesmos de sair do ecossistema facilmente.

O Departamento de Justiça aponta ainda que a Apple encontra-se a criar barreiras para os consumidores que pretendam alterar para outros dispositivos, limitando a forma de realizar tais medidas e de ajudar na transição.

Os bloqueios aplicados a plataformas de cloud gaming também são outro ponto de destaque, que é referido como uma forma de obrigar os consumidores a investir no hardware, prejudicando também as entidades que fornecem este género de serviços.

O iMessage é outro ponto de atenção, com a empresa acusada de dificultar a conversa entre utilizadores do iPhone e de outros sistemas, criando um ecossistema dedicado apenas para os dispositivos da marca.

Em resposta a estas acusações, a Apple já terá deixado um comunicado. De acordo com o portal The Verge, a empresa terá indicado que as acusações ameaçam os princípios base da empresa e a forma de funcionamento das mesmas, que são o que faz os produtos da Apple diferenciarem-se no mercado. Caso o mesmo avance, e a Apple tenha de realizar mudanças, isto pode limitar a forma da empresa criar novas tecnologias e inovar no mercado onde se encontra posicionada.

A empresa sublinha ainda que considera que a acusação encontra-se errada, e que irá realizar todos os possíveis para combater a mesma.