digiKam 8.3 chega com várias melhorias e suporte a auto-tag por IA

digiKam 8.3 chega com várias melhorias e suporte a auto-tag por IA

A aplicação digiKam, reconhecida por ajudar a gerir conteúdos multimédia, acaba de receber uma nova atualização, que vai tornar mais simples a tarefa de organizar os conteúdos corretamente.

A aplicação acaba de revelar a sua versão 8.3, que chega com um novo sistema de tags, que é capaz de identificar automaticamente os conteúdos das fotos via um sistema de IA. Este sistema reconhece os conteúdos das fotos, e é capaz de colocar as tags corretas nas mesmas para ajudar a organizar os conteúdos na app.

A aplicação é capaz de identificar diferentes objetos, ambientes, cores, cenas, animais, plantas, entre outros. Estes são depois adicionados como tags, para ajudar os utilizadores a encontrarem mais rapidamente o que pretendem.

O utilizador ainda necessita de validar as tags apresentadas automaticamente, para garantir que são corretas – como se trata de um sistema de IA, erros podem acontecer.

Esta última atualização também introduz algumas funcionalidades úteis, como o suporte para faixas de áudio, e OSD para apresentação de informações rápidas sobre os conteúdos multimédia.

O plugin Video-SlideShow foi também melhorado, sendo que agora suporta FFMpeg CLI e QtAVPlayer.

Os interessados podem ver mais informações no site do programa.