DocuSign levanta questões de privacidade por uso de dados no treino do IA
O DocuSign é uma plataforma bastante reconhecida por permitir a assinatura eletrónica de documentos. No entanto, recentes alterações feitas nos termos da empresa levantaram questões a nível da privacidade de dados dos utilizadores e dos conteúdos na plataforma.
Recentemente, alguns utilizadores notaram uma alteração nos termos da empresa, respeitante ao uso de dados para o treino de modelos de IA. A entidade alterou os seus FAQs, indicando agora que alguns dos dados dos clientes podem ser usados para treinar modelos proprietários de IA.
A empresa clarifica ainda que apenas usa os dados de utilizadores que tenham dado consentimento para tal, e toda a informação será anónima, com informação pessoal removida antes do treino do modelo de IA. Este treino será realizado com dados que sejam usados em ferramentas onde a IA se encontra integrada.
A DocuSign usa sistemas de IA internos, mas também alguns baseados no serviço Azure OpenAI, da Microsoft, que alegadamente será para onde esta informação também será enviada.
Com esta mudança, a DocuSign aparenta encontrar-se a usar os dados dos clientes para o treino dos seus modelos de IA, levantando questões a nível da privacidade dos dados e dos usos dos mesmos, sobretudo tendo em conta que a plataforma é vulgarmente usada para assinar documentos potencialmente sensíveis ou confidenciais.
Esta medida é algo similar ao que outras plataformas têm vindo a realizar. Recentemente, o Reddit e WordPress foram duas outras entidades que também confirmaram que vão começar a usar dados dos utilizadores para treino de modelos de IA das mesmas.