Fortnite vai mesmo voltar ao iOS na Europa

Fortnite vai mesmo voltar ao iOS na Europa

Depois de a Apple ter decidido terminar a conta de programador da Epic Games esta semana, agora parece que a empresa voltou atrás nesta decisão, e os criadores de Fortnite vão avançar com a criação da sua loja de aplicações alternativa.

Faz cerca de um mês, a Epic Games tinha confirmado que iria voltar a colocar Fortnite nos dispositivos da Apple, com a criação de uma nova loja de aplicações dedicada da Epic Games Store. Esta iria ser lançada nos dispositivos da Apple para os utilizadores na União Europeia, graças à Lei dos Mercados Digitais.

No entanto, no início desta semana, a Apple decidiu terminar a conta de programador da Epic Games, alegando uma violação dos termos da empresa. Na altura, o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, tinha referido que a Apple decidiu tomar estas medidas como resposta às declarações da empresa e do seu executivo face à recente multa por práticas anticompetitivas da Apple.

No entanto, agora a Apple parece ter voltado atrás na decisão, tendo confirmado que a conta de programador da Epic Games, apelidada de Epic Sweden AB, pode voltar ao ativo.

Em comunicado, a Apple afirma que tem estado em conversações com a Epic Games, tendo validado que a empresa vai seguir os termos da Lei dos Mercados Digitais e da Apple, e que, com isto, é possível voltar a assinar o contrato com a empresa, permitindo assim reativar a conta de programador dentro do programa da Apple.

Com esta decisão, a Epic Games também confirmou que vai em frente com a ideia de criar a nova loja de aplicações alternativa para os dispositivos da Apple, e que brevemente os utilizadores poderão voltar a ter Fortnite nos mesmos.

Esta medida aplica-se apenas a dispositivos que estejam localizados na União Europeia, que será onde a Apple se encontra a ser obrigada a aceitar a criação destas plataformas.