Google Drive vai otimizar reprodução de vídeos

Google Drive vai otimizar reprodução de vídeos

Os utilizadores do Google Drive podem agora ver conteúdos de vídeo ainda mais rapidamente, com uma novidade que a empresa revelou para o serviço.

A Google confirmou que os utilizadores do Drive vão agora ter acesso ao sistema Dynamic Adaptive Streaming over HTTP (DASH), que se aplica a todos os vídeos enviados para a plataforma. Esta tecnologia permite aumentar consideravelmente a velocidade de carregamento dos conteúdos, tornando a sua reprodução mais fluida e rápida.

Este sistema adapta a taxa de bits dos conteúdos com base em vários aspetos da rede. Portanto, quando os utilizadores se encontram numa rede mais lenta, a taxa de bits é reduzida para realizar a transmissão mais rapidamente. Esta taxa vai ajustando conforme o estado da rede, portanto será dinâmica.

A empresa refere ainda que, com esta tecnologia, vai existir menos tempo de espera para iniciar a reprodução – o carregamento inicial dos conteúdos que é necessário quando se carrega no “Play” dos vídeos.

A empresa refere que a tecnologia vai ficar disponível para todos os vídeos enviados para o Google Drive, mas para ficheiros que estejam atualmente na plataforma pode demorar até ao final do ano para serem atualizados com o novo sistema.

É importante notar que este sistema é parecido com o que a empresa já usa no YouTube, que embora tenha um formato de funcionamento similar ao que existe no Google Drive, tratam-se de sistemas base diferentes entre si.