Google vai encerrar o seu projeto Keen

Google vai encerrar o seu projeto Keen

A Google confirmou que vai descontinuar o Keen, uma plataforma que tinha sido criada como testes da empresa, e que pretendia ser uma alternativa ao Pinterest.

Esta plataforma foi criada como parte da Area 120 da Google, que normalmente se foca em projetos experimentais, que podem ou não acabar por ser lançados como produtos finais da empresa. Neste caso, a Keen era uma plataforma lançada com um formato similar ao Pinterest, onde os utilizadores poderiam partilhar rapidamente imagens e conteúdos em “quadros” interativos.

A plataforma teve um lançamento de algum sucesso em 2020, mas não recebia grandes novidades desde Dezembro de 2021. Com isto, os sinais para o possível encerramento do projeto estavam a começar a juntar-se, e embora a plataforma se tenha mantido ativa durante mais algum tempo, chega agora a confirmação do seu fim.

Os utilizadores da plataforma possuem agora até 24 de Março para exportar os seus conteúdos, altura em que todos os conteúdos da plataforma devem ser eliminados.

Ao mesmo tempo, esta medida surge também como parte das ideias da Google, em afastar-se de plataformas sociais, depois das falhas que a empresa teve no passado com este formato de serviços.