Google volta atrás e vai lançar Gemini no Pixel 8

Google volta atrás e vai lançar Gemini no Pixel 8

A Google decidiu voltar atrás na sua decisão, e vai fornecer o Gemini, o modelo de IA da empresa, para quem tenha dispositivos Pixel 8. Isto irá permitir que o dispositivo possa correr o Gemini Nano, a versão do modelo de IA da empresa focada para dispositivos pessoais – e que pode ser executada localmente.

Esta medida surge depois da empresa ter integrado a tecnologia com o Pixel 8 Pro, no final do ano passado, e com o Samsung Galaxy S24 no início deste ano.

O Pixel 8 conta com o mesmo processador Tensor G3 que se encontra na variante Pro, o qual foi desenhado para realizar tarefas de IA com mais eficiência. Portanto, se tivermos isso em conta, o desempenho das tarefas deve ser idêntico em ambos os dispositivos. A novidade deve encontrar-se disponível na próxima atualização do sistema, mas nesta fase será apenas para quem esteja como parte do programa de testes do mesmo.

Esta mudança é certamente importante, ainda mais depois de a Google ter confirmado que o Pixel 8 não seria capaz de executar o Gemini devido a limitações de hardware. No entanto, parece que a empresa voltou atrás nessa ideia, seja por ter verificado que, afinal, o hardware é suficiente ou por terem sido feitas otimizações no modelo de IA.

Com esta novidade, os utilizadores do Pixel 8 vão ganhar acesso a várias funcionalidades focadas para IA, que devem melhorar a experiência dos utilizadores em várias aplicações da empresa, e no processamento de dados. Um dos exemplos encontra-se na aplicação de gravação de voz, que agora pode rapidamente processar dados e enviar os mesmos para o Gemini, de forma a obter mais contexto para eventuais questões.

O Gemini Nano também vai trazer melhorias para quem use o Gboard, com melhores previsões e correções de texto, usando IA para interpretar o contexto da escrita.

No geral, são boas notícias para quem esteja com o dispositivo mais recente da Google, e pretenda começar a usar a IA da empresa para as tarefas do dia a dia. Infelizmente ainda se desconhece quando irá ficar disponível para todos os utilizadores.