Investigadores descobrem nova infraestrutura de spyware Predator

Investigadores descobrem nova infraestrutura de spyware Predator

Um grupo de investigadores revelou ter descoberto uma nova infraestrutura, potencialmente usada por um novo spyware no mercado, e que pode afetar utilizadores em mais de 11 países diferentes.

Apelidado de “Predator “, este novo spyware pode ter uma variante comercial, e acredita-se que tenha como alvo utilizadores em vários países. Tratando-se de um spyware comercial, terá sobretudo como alvo personalidades de relevo, como jornalistas e políticos, de onde se pretenda obter informação dos mesmos.

Este spyware é conhecido como tendo sido desenvolvido pelo grupo Intellexa, e estará a ser distribuído desde 2019, tanto para Android como iPhone. O mesmo pode obter acesso ao microfone, câmara, contactos, mensagens, fotos e vídeos, entre outros conteúdos que possam encontrar-se nos dispositivos dos utilizadores.

Este é considerado como bastante invasivo, e deixa poucos traços das suas atividades nos dispositivos, o que o torna complicado de analisar completamente. O Predator é distribuído sobretudo através da exploração de falhas e vulnerabilidades em outras aplicações, tendo como objetivo alvos diretos.

Os investigadores afirmam agora ter descoberto uma nova infraestrutura, que estará a ser ativamente usada para campanhas de espionagem em alvos de países como Angola, Indonésia, Mongólia, Filipinas, Egipto e outros.

Acredita-se que as vítimas são levadas a descarregar o conteúdo malicioso para os seus dispositivos em campanhas de phishing ou spam, ou direcionados diretamente para conteúdos que podem ser do seu interesse, mas onde o objetivo seja levar à instalação do malware.