Linux deve arrancar mais rapidamente em sistemas com mais RAM
Os utilizadores com o Linux 6.9 como kernel, e que tenham sistemas com elevadas quantidades de RAM, podem beneficiar de um arranque consideravelmente mais rápido do sistema.
Usando a funcionalidade HugeTLB, o kernel mais recente do Linux pode agora otimizar o arranque do sistema, supondo que os mesmos possuam RAM suficiente para a tarefa. Quanta mais ram o sistema tenha, mais rápido deverá ser o arranque do mesmo.
Esta melhoria faz parte das novidades focadas em otimizar o uso da memória com a nova versão do Kernel do Linux. Aproveitando o HugeTLB, o sistema pode arrancar consideravelmente mais rápido que o verificado em versões anteriores do kernel.
Uma grande parte das melhorias para este sistema foram realizadas por Gang Li, engenheiro da Bytedance, que tem vindo a trabalhar nos últimos meses para otimizar o processo o melhor possível.
Estes benefícios devem ser sentidos, sobretudo, a nível de centros de dados e servidores, que por norma serão os sistemas que contam com mais volume de RAM aplicada. No entanto, é também possível que utilizadores domésticos venham a sentir diferenças depois de aplicarem a nova versão do kernel.