Meta pode reduzir preço da subscrição para evitar recolha de dados

Meta pode reduzir preço da subscrição para evitar recolha de dados

A Meta encontra-se a estudar a possibilidade de reduzir o preço da subscrição, para utilizadores dos serviços da empresa na União Europeia, de forma a não terem os dados recolhidos da plataforma e para evitarem a apresentação de publicidade.

De acordo com a Reuters, a Meta encontra-se a analisar a possibilidade de reduzir o valor da subscrição, que impede que os dados dos utilizadores do Facebook e Instagram sejam recolhidos para fins de publicidade direcionada. Esta medida encontra-se ativa para utilizadores na União Europeia, e faz parte das medidas da Meta relativamente as novas legislações em vigor nesta região.

Atualmente os utilizadores podem pagar 9.99 euros por mês para evitarem ter os seus dados recolhidos nos serviços da empresa. No entanto, os planos da Meta serão reduzir esta mensalidade para 5.99 euros, com valores mais baixos para contas adicionais (4 euros por mês).

A Meta afirma que esta alteração de preço poderá permitir que mais utilizadores possam subscrever ao serviço, para evitarem ter os seus dados recolhidos. Embora a alteração do preço tenha sido confirmada, para já a mudança ainda não se encontra em prática, sendo que a Meta encontra-se a aguardar a aprovação das autoridades para poder modificar o preço.

De notar que, atualmente, não é possível usar os serviços da Meta de forma gratuita e sem ter dados recolhidos no processo, bem como publicidade direcionada apresentada. No entanto, a Meta tem vindo a realizar alterações nas suas plataformas para permitir que os utilizadores tenham mais controlo dos seus dados, e possam aceder mais facilmente aos mesmos.

Ao mesmo tempo, existem também críticas a este sistema da Meta, com algumas entidades a considerarem que torna o sistema de privacidade como um extra “pago” apenas para alguns, invés de permitir algo que deveria estar facilmente acessível para qualquer um.

Esta pressão para a Meta aumentou ainda mais depois da implementação das novas leis dos serviços digitais e lei dos mercados digitais, que obriga a empresa a ter em conta várias novas medidas de privacidade e controlo de dados.