Microsoft revela novo Copilot para Finanças

Microsoft revela novo Copilot para Finanças

A Microsoft anuncia hoje a public preview do Copilot for Finance, a mais recente oferta do Copilot concebida para funções empresariais que expande o Copilot para Microsoft 365 e revoluciona a forma como os departamentos financeiros das empresas abordam o seu trabalho diário. O Copilot for Finance junta-se ao Copilot for Sales e ao Copilot for Service, agora disponíveis de forma generalizada, para, através da Inteligência Artificial (IA), automatizar os workflows com base na função e fornecer recomendações e orientações durante o fluxo de trabalho.

Os departamentos financeiros são fundamentais nas decisões estratégicas de cada empresa. De acordo com um estudo recente da Microsoft, 80%[1] dos líderes e das equipas financeiras enfrentam desafios para assumir um trabalho mais estratégico fora das áreas operacionais das suas funções. No entanto, um outro relatório demonstra que 62%[2] destas equipas afirma estar refém do trabalho repetitivo ou tedioso de introdução e revisão de dados. O Copilot for Finance pode ajudar a libertar tempo para que estes departamentos desempenhem um papel mais estratégico na prestação de recomendações à empresa, simplificando as tarefas, automatizando os workflows e fornecendo insights durante o fluxo de trabalho.

O Copilot for Finance é parte integrante do Copilot para Microsoft 365, que significa que vem aperfeiçoar o Excel, o Outlook e outras aplicações de produtividade amplamente utilizadas com insights específicos sobre o workflow e dados para os departamentos financeiros. O Copilot for Finance baseia-se no contexto essencial das fontes de dados existentes, incluindo sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) tradicionais, como o Microsoft Dynamics 365 e o SAP, e o Microsoft Graph. 

Em public preview, o Copilot for Finance apresenta um conjunto de funcionalidades essenciais para melhorar as operações financeiras:

  • Permite aos analistas financeiros efetuar rapidamente uma análise de variância no Excel, utilizando prompts de linguagem natural para rever conjuntos de dados à procura de anomalias, riscos e valores não correspondentes. Este tipo de análise ajuda os departamentos a fornecer insights estratégicos aos líderes das empresas sobre onde estas estão a atingir, exceder ou ficar aquém dos resultados financeiros planeados e porquê.
  • Simplifica o processo no Excel com comparações automatizadas de estruturas de dados e resolução de problemas orientado para ajudar a passar da perceção à ação, o que ajuda a garantir a fiabilidade e a precisão dos registos financeiros.
  • Fornece um resumo completo dos detalhes relevantes da conta do cliente no Outlook, tais como extratos de saldo e farturas para acelerar o processo de cobranças.
  • Permite que os clientes transformem dados em bruto do Excel em apresentações e relatórios prontos para serem partilhados no Outlook e no Teams.

Esta nova plataforma vai ficar disponível a partir de hoje para os utilizadores de contas empresariais da Microsoft, e poderá ser usada para testar a funcionalidade aos interessados, antes de se comprometerem em adquirir as licenças para uso da tecnologia.