Moldava lança o primeiro vinho “produzido por IA”
A Inteligência Artificial encontra-se em várias áreas, e parece que agora o mercado dos vinhos é uma onde esta tecnologia vai começar a surgir.
A Moldova apresentou, durante a feira ProWein, que decorreu na Alemanha, um novo vinho que terá sido produzido por IA. Durante o evento, a entidade revelou o Düsseldorf, um vinho tinto que terá sido produzido com as orientações fornecidas por um bot de IA.
O bot, apelidado de “Chelaris”, terá fornecido o guia de base para a criação do vinho, sendo o responsável pela sua receita. A ideia do mesmo será criar o que se considera o “vinho perfeito”, usando a IA para tentar atingir esse objetivo.
O Chelaris foi desenvolvido como um projeto da “AI Wine”, e surge de uma forte colaboração entre diferentes enólogos e profissionais de tecnologia e marketing. Durante o evento, os participantes puderem experimentar o que a entidade considera vir a ser o futuro da enologia, com uma fusão entre tecnologia e humanidade.
Além da receita do vinho, também o rótulo dos mesmos foi inteiramente criado pela IA, para se adaptar aos padrões do mercado e usando o modelo de IA para desenhar a “capa perfeita”.
Os especialistas consideram que a IA pode ter um impacto positivo a nível do desenvolvimento dos vinhos, seja na criação das receitas ou na própria linha de produção. A empresa indica que este será um futuro “não muito distante”, onde se alia o conhecimento humano com a evolução da tecnologia.