Neuralink revela avanços do primeiro paciente humano

Neuralink revela avanços do primeiro paciente humano

A Neuralink, empresa de Elon Musk, revelou os primeiros detalhes do paciente que recebeu o implante no cérebro da entidade. Num vídeo partilhado em direto na X, a empresa revelou o paciente, a usar o sensor para jogar uma partida de xadrez a partir do computador – usando apenas a sua mente.

Noland Arbaugh, 29 anos, foi o primeiro paciente humano da Neuralink a receber o implante. O mesmo ficou paralisado dos ombros para baixo devido a um acidente de mergulho, faz mais de oito anos.

Usando o sensor da empresa, este foi capaz de voltar a usar o seu computador para jogar uma partida de xadrez, usando apenas a mente para o processo.

Arbaugh foi o primeiro paciente humano onde o implante foi colocado, sendo que Musk tinha referido em Janeiro que o procedimento ocorreu sem problemas, e em apenas um dia Arbaugh teve alta do hospital. O mesmo afirma ainda que o implante não teve qualquer impacto a nível da sua função cognitiva.

O mesmo afirma que, com o exemplo do cursor do rato no computador, este basta pensar em mover o mesmo, para tal se realizar. A empresa afirma que ainda existe trabalho a fazer, mas os primeiros testes claramente demonstram ter sido um sucesso.

De relembrar que o sistema da Neuralink funciona colocando cinco implantes, do tamanho de pequenas moedas, em diferentes partes do cérebro, onde são recolhidos os sinais para realizar ações no mundo. Usando depois um recetor dos sinais externo, é possível converter os mesmos em diferentes ações.

A ideia da empresa de Musk será construir uma ligação direta entre computadores e o cérebro humano, permitindo realizar ações que, de outra forma, não seria possível.