Nissan vai notificar clientes sobre roubo de dados em Dezembro

Nissan vai notificar clientes sobre roubo de dados em Dezembro

A Nissan Oceania confirmou ter sido a mais recente vítima de um ataque informático, de onde terão sido comprometidas informações de 100.000 clientes. A empresa confirmou que vai começar a notificar os clientes afetados durante os próximos dias.

O ataque terá ocorrido em Dezembro de 2023, a mesma altura em que o grupo de ransomware Akira terá confirmado que teria obtido acesso aos sistemas da entidade. Os dados dizem respeito a clientes da Nissan na Austrália e Nova Zelândia, e inclui dados pessoais dos mesmos que foram usados para obter serviços da empresa.

Entre estes inclui-se cartões de cidadão, passaportes, ficheiros de finanças e licenças de condução. Integra-se ainda informação dedicada da empresa, que terá sido também comprometida do ataque.

A empresa indica que irá começar a notificar os clientes afetados, indicando os dados potencialmente roubados e os passos a seguir. A empresa também lamenta o sucedido, indicando que irá melhorar a segurança dos seus sistemas para prevenir situações similares no futuro.

Segundo o comunicado da Nissan, “Estamos empenhados em contactar as pessoas afectadas o mais rapidamente possível para lhes dizer quais as informações envolvidas, como as estamos a apoiar e as medidas que podem tomar para se protegerem contra o risco de danos, roubo de identidade, burlas ou fraudes.”

Na Austrália, a Equifax oferece aos indivíduos afetados 12 meses de monitorização de crédito gratuita e, na Nova Zelândia, um serviço semelhante está a ser disponibilizado pela Centrix.

Os indivíduos em ambos os territórios terão também acesso aos serviços da IDCARE para proteção contra a utilização indevida de dados roubados, e aqueles que necessitem de substituir documentos de identificação podem solicitar o reembolso dos custos à Nissan Oceânia.

Embora a empresa não tenha confirmado que o ataque terá sido de ransomware, o grupo Akira tinha reivindicado o roubo de dados da empresa em finais de 2023, e aparenta ter sido a origem da divulgação das informações agora confirmadas pela Nissan.