Pesquisa por IA da Google tem sido usada para promover sites maliciosos
A Google encontra-se a testar o seu novo sistema de pesquisa, usando Inteligência Artificial para ajudar os utilizadores a encontrarem mais rapidamente o que procuram. Este novo sistema de pesquisa é conhecido como “Search Generative Experience”, e tem vindo a ser testado faz alguns meses.
No entanto, foi agora revelado que o sistema pode estar também a promover sites com conteúdos enganadores, de spam ou diretamente para malware. De acordo com o analista Lily Ray, o novo sistema de pesquisa por IA da Google encontra-se a promover ativamente sites com conteúdos que podem ser considerados maliciosos.
Entre os conteúdos encontram-se sites que podem direcionar para falsas campanhas de giveaways, scam e outras práticas maliciosas. Em alguns casos os utilizadores podem mesmo ser direcionados para sites com conteúdos de malware, que podem levar a roubos de dados e outras perdas consideráveis.
A maioria dos sites descobertos a explorar este sistema tentam contornar as medidas de proteção da Google a nível de SEO, aplicando práticas para levarem os utilizadores a conteúdos maliciosos no final. A maioria dos sites encontram-se sobre a extensão .online, pelo menos nas campanhas descobertas.
Um dos exemplos encontra-se no redireccionamento para sites que obrigam os utilizadores a ativar as notificações, que posteriormente são usadas para o envio de spam e esquemas, como os de renovação de serviços de segurança ou da “licença do Windows”.
De momento ainda se desconhece como estes sites de baixa qualidade encontram-se a ser apresentados nos resultados de pesquisa da Google, mas vão de encontro também com a tendência de que a Google tem vindo a apresentar mais conteúdos de spam nos seus resultados nos últimos tempos.
A gravidade desta situação encontra-se no facto dos sites estarem a ser recomendados em destaque, quando se usa a funcionalidade de IA da pesquisa – que tem vindo a ser adotada em vários produtos da empresa para melhorar a produtividade dos utilizadores.