Publicidade na X usada para distribuir malware

Publicidade na X usada para distribuir malware

Uma nova onda de campanhas de publicidade maliciosas encontra-se a surgir para vários utilizadores na X, levando os mesmos para vários esquemas, desde plataformas falsas de criptomoedas a sites de malware.

Nos últimos dias, vários utilizadores reportaram que a publicidade da X encontra-se a apresentar conteúdos de cada vez menos qualidade, o que inclui campanhas focadas para esquemas e burlas, mas também para o download de malware.

Usando o sistema de publicidade da X, uma das campanhas mais recorrentes encontra-se em falsas plataformas de criptomoedas. A publicidade incentiva os utilizadores a acederem a uma plataforma, sobre pretexto de receberem “airdrops” e outras ofertas em várias criptomoedas.

esquema na x

Esta publicidade surge sempre de contas aleatórias, mas verificadas pelo sistema de verificação da X – selo azul. No entanto, as contas aparentam ter apenas uma pequena percentagem de seguidores – em alguns casos abaixo de 10.

Se os utilizadores acederem aos links indicados na publicidade, serão levados a associarem as suas carteiras de criptomoedas com as plataformas. A partir dai, será onde se inicia o esquema, tendo em conta que a plataforma tenta roubar os fundos existentes na carteira das vítimas.

Outra publicidade que também tem vindo a surgir frequentemente na plataforma direciona os utilizadores para malware, sobre falsas aplicações baseadas em nomes populares no mercado. Uma delas promete usar IA para alterar a voz dos utilizadores, direcionando as vítimas para um site onde é possível descarregar o software.

exemplo de malware na x

No entanto, se instalada, a aplicação acaba por levar à instalação de malware no sistema com o potencial de roubo de dados do mesmo.

análise da app descarregada

De notar que todas as contas usadas para propagar os esquemas e a publicidade maliciosa encontram-se verificadas. Uma das primeiras medidas de Elon Musk na plataforma foi colocar o sinal de verificado como uma funcionalidade paga, indicando que essa medida iria garantir a verificação da identidade dos utilizadores, e poderia ajudar a prevenir esquemas e spam na plataforma – na altura, uma das críticas de Musk à rede social.