Rumor aponta possibilidade de Samsung usar apenas Exynos no Galaxy S25
Faz algum tempo que surgem rumores sobre a possibilidade da Samsung usar, nos seus smartphones, apenas processadores Exynos da própria empresa. Isto era uma ideia que tinha vindo a surgir com as gerações anteriores da linha Galaxy S.
Com o Galaxy S23, a empresa passou a adotar apenas a variante de processadores da Qualcomm, o que para muitos, foi visto como uma boa medida da empresa. E esperava-se que isso fosse mantido, exceto quando se percebeu que a empresa iria voltar a usar chips Exynos e Snapdragon com o Galaxy S24.
Embora o Exynos 2400 tenha algumas vantagens face aos anteriores modelos, este ainda não atinge o desempenho que se encontra nos modelos mais recentes do Snapdragon. No entanto, a Samsung pode agora estar com planos mais “drásticos” para a futura linha do Galaxy S25.
De acordo com algumas fontes, a Samsung pode estar a trabalhar para fornecer os futuros Galaxy S25 apenas com processadores Exynos, deixando assim de lado os processadores da Qualcomm.
Ou seja, se tivermos em conta estes rumores, a Samsung pode vir a adotar na sua linha do Galaxy S25 apenas o processador Exynos, embora ainda mantenha os chips da Qualcomm dentro das restantes linhas, como a Galaxy Z. Quanto à linha Galaxy A, esta irá ser distribuída por chips Exynos e da MediaTek.
É importante ter em conta que se esperam grandes novidades para o futuro Exynos 2500, entre as quais encontra-se o uso de novas tecnologias, que devem otimizar consideravelmente o desempenho do mesmo. Ao mesmo tempo, como é desenvolvido pela Samsung, isso dá mais liberdade à empresa para adotar as suas próprias tecnologias e tirar total partido das capacidades do hardware.
Os rumores apontam que o Exynos 2500 deve ser produzido na arquitetura de 3 nm, o que vai trazer consideráveis melhorias a nível de desempenho e eficiência energética.
No entanto, apesar de toda a evolução, ainda existem algumas partes que duvidam que a Samsung venha a apostar apenas em modelos com este chip, a menos que a empresa consiga ter stock suficiente do mesmo para lançamento, e sem comprometer o desempenho final.
Ao mesmo tempo, a Qualcomm também já confirmou ter compras realizadas de chips pela Samsung para os futuros dispositivos, o que pode indicar que as duas empresas ainda podem ter algum acordo ativo. Com isto, a Samsung poderia ter de continuar a pagar para a Qualcomm, mesmo que os futuros dispositivos não venham com chips da empresa. isto leva muitos especialistas a crer que a empresa não vai realizar a mudança de imediato, mas pode começar a preparar terreno para, no futuro, essa possibilidade.