Sam Altman revela detalhes sobre futuro da IA

Sam Altman revela detalhes sobre futuro da IA

Sam Altman, o atual CEO da OpenAI, tem estado em várias entrevistas recentemente, o que ocorre depois de alguns períodos complicados junto da administração da empresa. Com isto, o mesmo tem vindo também a revelar quais alguns dos planos da OpenAI para o futuro, e para o futuro da IA como um todo.

Segundo Altman, a OpenAI encontra-se a expandir o conhecimento do ChatGPT, e um dos planos para o futuro será tornar a ferramenta ainda mais personalizada para cada utilizador. Para realizar isso mesmo, o ChatGPT pode começar a perguntar mais informações sobre cada utilizador.

A ideia será criar um modelo de IA que seja capaz de se personalizar e adequar a cada utilizador, com base nos seus gostos, foram de falar, entre outros. Para isto, a OpenAI espera integrar novas funcionalidades de personalização, que irão permitir ao sistema adaptar-se a cada um.

Altman afirma que ainda existe um longo caminho a percorrer no desenvolvimento de tecnologias de IA, mas que a ideia do mesmo será criar um sistema que seja personalizado para cada um, que conheça as pessoas e que seja útil sempre que necessário.

Algumas destas ideias já começaram a ser integrados no ChatGPT, mas espera-se que sejam ainda mais avançadas para o futuro.

No entanto, Altman também deixa uma mensagem de cautela relativamente à sua própria pessoa. O mesmo é considerado por muitos como o pai da IA, tendo em conta que o ChatGPT foi uma das primeiras criações a surgir no mundo com esta tecnologia, adotada para um uso em larga escala.

Altman reconhece que existem pessoas que podem perder o trabalho devido à IA, e poderão colocar as culpas na tecnologia e nos seus criadores – onde se inclui Altman. Portanto, o mesmo afirma que existe um risco da sua segurança pessoal estar em causa.

O mesmo afirma que pode estar a andar na rua, e ser subitamente agredido simplesmente porque foi o criador do ChatGPT.

Ainda assim, o mesmo demonstra-se focado em continuar a desenvolver a tecnologia e a melhorar a forma desta se integrar com o mundo em geral.