Snapdragon 8 Gen 4 pode vir a superar aposta da Apple

Snapdragon 8 Gen 4 pode vir a superar aposta da Apple

A Qualcomm encontra-se a preparar para a próxima geração de processadores no mercado, nomeadamente com o futuro Snapdragon 8 Gen 4. Este modelo deve ser um dos mais avançados da empresa, e certamente vai contar com um desempenho acima da média.

Embora ainda não existem confirmações oficiais sobre tal, os mais recentes rumores apontam que o Snapdragon 8 Gen 4 pode vir a ultrapassar o desempenho que se verifica nos processadores dedicados da Apple mais recentes no mercado.

De acordo com o leaker @negativeonehero, o processador deve contar com uma velocidade de clock próxima dos 4,30 GHz, o que colocaria a par com o processamento do Snapdragon X Elite.

Para comparação, o Snapdragon 8 Gen 3 conta com cores que atingem apenas os 3.30 GHz, pelo que o salto ainda seria considerável. Em parte, este salto seria possível graças ao novo core dedicado da empresa, conhecido como “Oryon”.

No entanto, apesar de o chip ter capacidade para obter esta velocidade de clock, a Qualcomm pode optar por limitar a mesma de forma a não causar problemas a nível de compatibilidade ou de temperaturas. Como se sabe, quanto mais elevado o clock, mais elevada a temperatura final, e tendo em conta que se trata de um chip para dispositivos móveis, este ponto será certamente importante.

O leaker aponta que, na velocidade máxima, o chip consome cerca de 10W, mas a empresa pode ter de o limitar para 3.80 GHz, que ainda fica acima da geração anterior, e o coloca acima do Apple A17 Pro.

No entanto, é importante relembrar que a informação conhecida até ao momento parte apenas de rumores, e o chip que o leaker indica pode tratar-se apenas de uma versão de teste do Snapdragon 8 Gen 4.

Seja como for, a Qualcomm parece focada em conseguir fornecer um chip de elevado desempenho para o futuro dos smartphones.