Vídeos com conteúdos criados por IA no YouTube terão de ser marcados

Vídeos com conteúdos criados por IA no YouTube terão de ser marcados

A Google encontra-se agora a obrigar os criadores de conteúdos para o YouTube a marcarem todos os conteúdos que tenham sido criados por Inteligência Artificial.

De acordo com a mensagem da empresa, os criadores de conteúdos na plataforma passam agora a ter uma nova opção, na altura de enviarem vídeos para o serviço, onde poderão indicar se existe conteúdo criado por IA no mesmo.

A empresa já tinha confirmado em Novembro de 2023 que iria começar a marcar conteúdos criados via IA, permitindo também aos utilizadores selecionarem essa opção no momento do envio dos mesmos.

videos com ia

Com a opção, os criadores terão agora de marcar os vídeos que tenham conteúdos criados por IA, seja de pessoas a falarem algo artificial, imagens adulteradas por IA ou conteúdos criados por sistemas automáticos.

A plataforma afirma que os criadores apenas necessitam de usar esta indicação em situações onde os conteúdos podem ser incorretamente interpretados como verdadeiros, sendo que conteúdos criados por IA mas que sejam claramente fictícios podem continuar a ser enviados sem marcações.

Ao mesmo tempo, a empresa sublinha que, caso um criador envie regularmente conteúdo criados por IA, e não marque os mesmos como tal, podem ser aplicadas sanções na conta do mesmo – o que engloba a suspensão da possibilidade de envio de conteúdos ou outras restrições.

Por fim, a empresa afirma que se encontra a trabalhar para que os utilizadores da plataforma também tenham meios de receber notificações quando conteúdos criados por IA forem apresentados nos vídeos – de forma a que estes possam rapidamente identificar os mesmos como tal.