WebTunnel na rede Tor oculta ligações como HTTPS

WebTunnel na rede Tor oculta ligações como HTTPS

A equipa de desenvolvimento do Tor Project revelou o lançamento dos WebTunnel, um novo formato de ponte para acesso à rede Tor que permite contornar alguns dos mecanismos de censura em vários países.

As pontes Tor são relays usados para aceder à rede, que não são oficialmente listados no publicamente pela rede, e permitem contornar algumas das medidas de censura usadas por diferentes entidades em vários países.

A nova tecnologia dos WebTunnel é a mais recente geração para estas pontes, a qual simula o tráfego das mesmas como simples comunicações seguras HTTPS. Desta forma, para os fornecedores de serviço, a ligação encontra-se a ser feita apenas para uma fonte HTTPS, sem indicar diretamente qual o site ou se o acesso está a ser feito via TOR.

Tendo em conta que as ligações são mascaradas como ligações HTTPS, será consideravelmente mais difícil de as bloquear ou censurar, visto que tal medida afetaria também ligações legitimas a qualquer site atualmente na internet.

O sistema de WebTunnel ainda se encontra num formato de teste, portanto os utilizadores podem ter de realizar algumas configurações adicionais, e em certos casos, a ligação pode falhar. Recomenda-se que este meio de ligação seja apenas usado em casos onde exista uma forte censura nas ligações à rede Tor, ou quando seja necessário garantir total privacidade e proteção contra possíveis bloqueios da rede.