WhatsApp e Messenger vão suportar plataformas de terceiros na União Europeia

WhatsApp e Messenger vão suportar plataformas de terceiros na União Europeia

A Meta encontra-se a preparar algumas alterações para o WhatsApp e o Messenger, para os utilizadores na União Europeia, permitindo que estes possam comunicar com plataformas de terceiros.

A nova medida faz parte da nova Lei dos Mercados Digitais, e a Meta afirma que vai trazer mudanças significativas para o WhatsApp e o Messenger. Os utilizadores nestas duas plataformas podem vir a ter, brevemente, novas integrações com outros serviços de mensagens, enquanto se mantém funcionalidades-base de privacidade, como a encriptação ponta a ponta.

As duas plataformas vão brevemente ser mais abertas com plataformas de terceiros, permitindo que os seus conteúdos possam ser mais facilmente partilhados com estas. Os programadores que pretendam usar esta funcionalidade devem assinar um acordo com a Meta, e devem ainda passar por alguns requisitos antes de serem aceites.

Numa primeira fase, a funcionalidade vai focar-se nos conteúdos das mensagens, mas futuramente deve aplicar-se também para chamadas de voz e vídeo, o que pode abrir portas para comunicações entre diferentes plataformas.

A Meta garante que vai manter em conta a privacidade dos dados dos utilizadores, bem como a segurança dos mesmos durante o uso dos serviços, e independentemente da plataforma onde se encontrem. Portanto, as funcionalidades-base de cada um dos serviços de mensagens vão continuar acessíveis e na ideia da Meta.

A empresa refere ainda que vai usar o protocolo Signal para garantir a encriptação de conteúdos entre diferentes plataformas, permitindo assim manter as metas anteriores.