Windows perde sistema de notificação para senhas comprometidas

Windows perde sistema de notificação para senhas comprometidas

A Microsoft encontra-se a atualizar a lista de funcionalidades descontinuadas do Windows 10 e Windows 11, sendo que a mais recente será as notificações de passwords do sistema.

Esta funcionalidade alertava os utilizadores quando estes guardavam senhas potencialmente inseguras ou comprometidas no sistema – nomeadamente em navegadores como o Edge.

A funcionalidade esteve em testes durante alguns meses, mas a documentação da Microsoft agora afirma que será descontinuada em futuras versões do sistema. As APIs usadas pelas funcionalidades ainda permanecerão no sistema durante mais algum tempo, mas os administradores dos sistemas podem optar por bloquear imediatamente o acesso através de políticas de grupo – nomeadamente para NPLogonNotify e NPPasswordChangeNotify.

Uma das razões deixadas pela Microsoft para descontinuar estas APIs encontra-se a nível da segurança. Como estas necessitam de aceder diretamente às senhas dos utilizadores para realizarem as suas ações, a empresa considera que existe o risco de serem abusadas para recolherem informação potencialmente sensível dos mesmos.

Para quem ainda necessite deste acessos, a Microsoft vai continuar a permitir que seja possível ativar as APIs manualmente, pelos administradores dos sistemas, mas com risco envolvido para tal.

Esta é apenas mais uma funcionalidade removida do Windows nos últimos tempos, sendo que a Microsoft parece encontrar-se a realizar uma “limpeza” de funcionalidades antigas e desnecessárias do sistema.