CEOs de empresas preocupados que IA possa roubar os seus trabalhos
De acordo com um recente estudo realizado a diretores de empresa nos EUA, Reino Unido e Holanda, mais de metade dos mesmos temem que a Inteligência Artificial possa vir a roubar os seus postos.
O estudo, realizado pela empresa AND Digital, aponta que por entre os diretores de algumas das maiores empresas nos EUA, Reino Unido e Holanda, cerca de 43% temem que a IA pode vir a ocupar um cargo de CEO no futuro para uma empresa.
Além disso, 45% dos entrevistados para o estudo apontam usar o ChatGPT para algumas das suas decisões de negócio. Já 68% dos entrevistados apontam que a IA e ferramentas como o ChatGPT são consideradas essenciais para o meio de trabalho, mesmo que isso possa levar a uma perda de cargos disponíveis nas empresas.
No entanto, 44% apontam que os funcionários ainda não se encontram preparados para usar as ferramentas de IA atualmente disponíveis, sendo necessário mais treino para o uso correto das mesmas.
No entanto, o estudo também indica que existem alguns diretores de empresas que não pretendem que este género de tecnologias seja usado. 34% dos entrevistados apontam ter banido das suas empresas ferramentas de IA, com a maior preocupação a ser da possível recolha de dados sensíveis para o treino de modelos de IA.
No final, ainda é relativamente cedo para referir se a IA vai algum dia substituir o cargo de um CEO, mas existe claramente uma preocupação de que tal pode vir a ocorrer no futuro – embora a tecnologia esteja também a ser cada vez mais usada, até por que se diz ameaçado nos seus postos de trabalho.