Netflix vai deixar de partilhar dados sobre utilizadores ativos

Netflix vai deixar de partilhar dados sobre utilizadores ativos

As ações do Netflix em bolsa caíram durante o dia de hoje, depois da revelação da empresa que irá deixar de partilhar dados sobre os números de utilizadores ativos na plataforma.

Não existe dúvidas que o Netflix é uma das maiores plataformas de streaming no mercado, e até agora, a empresa divulgava publicamente os dados de utilizadores ativos. No entanto, foi hoje confirmado que isso irá deixar de ser realizado a partir de 2025.

A empresa irá deixar de fornecer dados sobre o número de utilizadores ativos no serviço, bem como as receitas médias por utilizador. Esta medida encontra-se a deixar alguns investidores ansiosos, o que pode justificar as quedas sentidas hoje em bolsa.

Russ Mould, diretor de investimentos da empresa AJ Bell, afirma que os investidores gostam de obter dados e que as empresas sejam transparentes sobre os mesmos. Quando isso não acontece, existe um clima de tensão entre as duas partes, que pode acabar por prejudicar a empresa no final.

No caso do Netflix, a plataforma tem sido fortemente julgada com base nos números que foram sendo revelados dos utilizadores ativos a cada período. Isto permite analisar as alturas de crescimento ou não para a plataforma.

Os dados são importantes, e ainda mais numa altura em que a plataforma de streaming também se encontra sobre pressão sobre a possível estagnação em vários mercados. Deixar de divulgar os dados não vai permitir saber como a empresa se encontra a evoluir nos mercados.

Desde que a medida foi revelada, as ações do Netflix em bolsa caíram quase 7.8%, para os 562 dólares por ação.

A ter em conta que esta medida não é algo invulgar de empresas com um elevado número de utilizadores ativos. Nomes como a Meta e a X também deixaram de partilhar dados sobre os utilizadores quando estes começaram a cair.