Chrome vai adotar “machine learning” na barra de pesquisa
A Google confirmou que o Chrome vai, brevemente, receber novas funcionalidades focadas em IA generativa, sendo que uma das primeiras pode ser verificada na barra de pesquisa do navegador.
Embora esteja previsto que mais funcionalidades vão ser integradas no Chrome em breve, focadas em IA, para já a barra de endereço e de pesquisa do Chrome passa a contar com um novo sistema de “machine learning”, que vai permitir sugerir conteúdos mais rapidamente e de maior relevância.
Com o Chrome 124 para Windows, macOS e ChromeOS, os utilizadores podem agora ter a omnibox a apresentar conteúdos mais relevantes para o que esteja a ser pesquisado. Conforme os utilizadores escrevam nesta barra, o Chrome vai adaptar os termos sugeridos mais rapidamente, e pode até indicar sites que tenham sido recentemente visitados ou que sejam do interesse para cada um.
A ideia será fornecer recomendações mais precisas e rápidas. Justin Donnelly, engenheiro de software do Chrome, explicou que, até agora, as recomendações do Chrome eram baseadas em fórmulas específicas, que nem sempre poderiam apresentar os resultados esperados.
O uso de machine learning pode tornar a tarefa consideravelmente mais relevante, e melhorar a experiência em geral dos utilizadores com o sistema. Este sistema pode analisar pontos como o tempo desde a última visita a um site, o tempo que os utilizadores passaram dentro do mesmo, as vezes que acederam, entre outros parâmetros.
Além disso, este sistema pode ainda corrigir possíveis erros que os utilizadores escrevam durante a pesquisa, e até mesmo a corrigir sites que não seriam os pretendidos para se aceder. Por exemplo, analisando o tempo desde que a pesquisa de um endereço é feita e o tempo de voltar a usar a barra de pesquisa do Chrome para escrever novamente o termo correto.
O sistema pode ainda analisar parâmetros como a hora a que uma pesquisa foi feita, para no futuro, ter mais relevância a apresentar os mesmos resultados se forem novamente feitos dentro dessa hora.
As novidades devem encontrar-se integradas na barra de pesquisa das versões recentes do Chrome, e não é necessária nenhuma mudança das configurações por parte dos utilizadores finais.