Google começa a integrar rede Find My da Apple no Android

Google começa a integrar rede Find My da Apple no Android

A Google confirmou que vai começar a permitir que os dispositivos Android também possam ligar-se à rede do Find My Device, da Apple, para permitir uma maior integração entre os dois ecossistemas.

A ideia desta novidade será permitir que a Google tenha acesso à rede do Find My da Apple, o que pode ser útil para identificar sistemas de tracking como os AirTags. A funcionalidade já se encontrava em desenvolvimento desde o ano passado, quando foi anunciada pela empresa, mas esteve ainda em trabalhos entre a Apple e a Google para conjugarem a mesma nos seus sistemas.

De acordo com o código fonte do iOS 17.5, a Apple encontra-se agora a trabalhar para também permitir que outros sistemas de tracking sejam identificados pelo sistema, o que pode ajudar a encontrar dispositivos de localização via Bluetooth mais eficazmente, para além de simplesmente identificar os AirTags.

Ao mesmo tempo, a Google também irá aproveitar a rede do Find My da Apple para realizar a localização de dispositivos pela mesma, interligando assim o ecossistema das duas empresas.

Inicialmente a ideia desta parceria era criar um sistema de alerta para prevenir situações abusivas de uso dos AirTag. A Apple viria a lançar uma aplicação para Android dedicada para este fim, mas ainda obrigava os utilizadores a manterem a mesma nos seus dispositivos e a instalarem a app diretamente para tal. Esta solução integra-se diretamente na base do Android, e consequentemente, em todos os dispositivos suportados.