Google pode cobrar pelas pesquisas com IA generativa
A IA encontra-se cada vez mais presente no dia a dia dos utilizadores pela Internet, e a Google tem vindo a investir para integrar a tecnologia nos seus próprios serviços. Um deles é o motor de pesquisa da empresa, mas existem novidades planeadas para tal.
De acordo com o portal Financial Times, a Google encontra-se a avaliar a possibilidade de cobrar aos utilizadores para usarem a pesquisa da empresa com as funcionalidades de IA.
Para já, a empresa ainda não terá decidido nada neste aspeto. No entanto, a ideia seria fornecer uma pesquisa mais avançada, onde os resultados poderiam ser melhorados com ajuda de IA. Isto é algo que a empresa já se encontra atualmente a testar, mas para já ainda gratuitamente para todos.
A ideia seria colocar a IA como um “extra” para o motor de pesquisa. Ainda iria existir uma versão gratuita do Google, para pesquisas regulares, mas a versão mais avançada, com acesso a IA e respostas automáticas, estaria limitada para quem pagasse para tal.
De relembrar que a maioria dos serviços gratuitos da Google são rentabilizados por intermédio de publicidade, que é apresentada aos utilizadores com base nos seus gostos e recomendações.
Apesar de ser fornecido como um “extra” pago, os utilizadores que optassem por pagar para aceder à IA na pesquisa, ainda iriam receber publicidade na mesma, tal como nas pesquisas regulares atualmente.
Para já, a Google ainda não se terá decidido sobre o que realizar, e os testes com a IA na pesquisa continuam a ser feito de forma gratuita para todos.