ChromeOS testa novo modo desktop para smartphones
A Google pode estar a preparar uma nova forma dos utilizadores acederem ao ChromeOS, diretamente dos seus dispositivos móveis. Esta nova funcionalidade parece estar em testes como forma de otimizar a experiência para utilizadores de Chromebooks.
De acordo com a descoberta do portal Android Authority, a funcionalidade permite que os utilizadores possam aceder ao sistema, a partir de qualquer dispositivo Android, e em qualquer lugar. A funcionalidade é vista um pouco como o Samsung DeX, mas mais avançado.
Este modo do Chrome OS faz uso do Android Virtualization Framework (AVF), uma funcionalidade adicionada no Android 13, e que permite criar um sistema virtual, privado e seguro para usar com código potencialmente sensível.
Com o mesmo, os utilizadores podem ter uma versão simplificada do Chrome OS nos seus smartphones, sem terem de usar meios alternativos para aceder aos seus dispositivos Chromebook.
De momento, o modo do Chrome OS para smartphones ainda parece estar em desenvolvimento, portanto possui algumas restrições. Além disso, parece não estar ainda adaptado totalmente para o ecrã de menores dimensões de um smartphone.
É possível que a Google venha a melhorar esta funcionalidade para o futuro, e eventualmente, a integre como algo nativo no ChromeOS. Além disso, deve também receber adaptação para uso em tablets, o que pode ter ainda mais utilidade, tendo em conta o ecrã de maiores dimensões destes dispositivos.
Para já, ainda se desconhece quando a funcionalidade vai ficar disponível para os utilizadores em geral.