Músicas da Universal Music Group voltam ao TikTok
Depois da Universal Music Group ter removido todas as suas músicas do TikTok, alegando não ter conseguido chegar a um acordo com a plataforma social para o licenciamento de conteúdos, agora parece que a situação ficou resolvida.
A Universal Music Group confirmou ter chegado a um acordo com o TikTok, de forma a manter os conteúdos na plataforma. Com este acordo, os conteúdos que anteriormente tinham sido removidos, de vários artistas da UMG, voltam agora a ficar acessíveis na plataforma.
De relembrar que, em janeiro, a Universal Music Group tinha confirmado que iria remover as músicas dos seus artistas do TikTok, depois do acordo que mantinha com a rede social ter expirado, e as duas partes não terem chegado a um acordo para renovação.
A editora musical apontava que o TikTok estaria a forçar a aceitar um novo acordo menos justo e vantajoso, tanto para a editora como para os artistas. A medida levou a que os conteúdos da Universal Music Group fossem eventualmente removidos do TikTok.
Com o novo acordo, no entanto, as duas empresas voltam agora a permitir que os seus conteúdos fiquem acessíveis na plataforma. De acordo com o comunicado da UMG, o acordo agora estabelecido é justo para ambas as partes, e ajuda também a prevenir casos de uso abusivo da IA generativa.
De relembrar que a medida removeu alguns artistas de renome do TikTok, entre os quais Taylor Swift, The Weeknd, Bad Bunny, Rosalía e The Beatles. No entanto, os utilizadores rapidamente encontraram formas de contornar a limitação, enviando músicas ligeiramente adulteradas dos conteúdos para o serviço.