Adobe a espiar conteúdos dos utilizadores? Não é inteiramente verdade…
A Adobe é uma das empresas que tem vindo a apostar em usar tecnologias de IA nos seus produtos. No entanto, para melhorar estas tecnologias, as mesmas precisam de conteúdos para serem treinadas.
Os modelos de IA apenas podem fazer o seu trabalho caso tenham conteúdos igualmente bons a serem usados para treino. Mas recentemente, a empresa voltou a ficar na ribalta, depois de uma suposta alteração dos seus termos de serviço.
Vários utilizadores começaram a confirmar uma mudança realizada nos Termos de Serviço da plataforma da Adobe, que alegadamente permitiria à empresa rever e aceder aos dados e conteúdos dos utilizadores, usando métodos tanto automáticos como manuais. Mas estarão estas acusações corretas?
Os Termos de Serviço da Adobe foram atualizados pela última vez em Fevereiro de 2024, sendo que na altura, a empresa já indicava que poderia aceder, ver ou ouvir conteúdos, de forma limitada, pertencentes aos seus clientes e apenas quando permitido pela lei. Isto inclui formas de fornecer suporte, corrigir falhas ou evitar fraudes, bem como para garantir que os termos de serviço são aplicados.
A publicação The Stack veio recentemente confirmar estas mudanças, indicando que o software da Adobe poderia agora ser considerado Spyware, devido à recolha e acesso dos dados dos clientes. No entanto, a realidade é que os termos de serviço que permitiam esse acesso não são inteiramente recentes.
Numa página de FAQ, respeitante à atualização dos termos de serviço de Fevereiro de 2024, a Adobe indica que apenas realiza a monitorização e processamento de conteúdos que se encontrem nos próprios servidores da Adobe, e não de forma local nos dispositivos dos clientes. Ou seja, a empresa sublinha que os dados que os utilizadores tenham nos seus dispositivos não são analisados, nem usados para tarefas de IA generativa.
A empresa veio ainda sublinhar posteriormente que, para realizar algumas das suas atividades, é necessário algum acesso aos dados dos clientes que estejam nos servidores da Adobe. Por exemplo, para ajudar nas funcionalidades de pesquisa, é necessário que se tenha acesso aos dados dos ficheiros.
Apesar destas clarificações, vários utilizadores consideram que as mudanças dos termos de serviço da Adobe são vistas como spyware, e a empresa encontra-se a usar os dados para os mais variados fins. Tendo em conta o uso de IA generativa na atualidade, muitos consideram que esta informação pode também ser usada para treino dos modelos de IA da empresa.