Adobe clarifica termos de serviço depois de críticas
Recentemente, a Adobe começou a ficar com duras críticas sobre os seus termos de serviço, depois de os mesmos não terem sido claros na forma como os conteúdos dos utilizadores poderiam ser usados para treino de modelos de IA da empresa.
Nas últimas semanas, alterações feitas nos termos da Adobe começaram a gerar algumas críticas, nomeadamente por não serem claros no que respeita à forma como conteúdos dos utilizadores, usados nos programas da empresa, poderiam ser também usados para treino de modelos de IA.
Face às críticas que rapidamente começaram a surgir, a Adobe agora revelou uma atualização dos seus termos de serviço, que claramente indica que os conteúdos dos utilizadores não serão usados para treino de modelos de IA.
A versão revista dos termos agora indica vários pontos associados com o uso dos conteúdos dos utilizadores, incluindo um focado para a IA generativa. Nestes, a Adobe refere que não vai usar os conteúdos dos utilizadores, sejam os dados locais ou na cloud, para treino dos modelos de IA da empresa e de IA generativa.
A única exceção encontra-se sobre os conteúdos enviados para o Adobe Stock, onde estes podem ser usados para treino dos modelos de IA que são usados com o Adobe Firefly.
A empresa sublinha que as mudanças nos termos, na realidade, não alteram nada nas práticas da empresa, visto que apenas esclarecem melhor o que já se encontrava anteriormente nos mesmos. De notar que, as criticas anteriores, encontravam-se relacionadas com a forma como os termos estavam expostos, deixando pouco claro se dados dos utilizadores seriam usados para treino de IA.
Ao mesmo tempo, os novos termos também deixam mais claro que a Adobe não analisa conteúdos que estejam armazenados de forma local nos sistemas dos utilizadores, que foi uma das críticas também deixadas, sobre o potencial de informações confidenciais poderem ser analisadas pela empresa.
Ainda assim, a empresa pode analisar conteúdos que sejam enviados para a cloud da Adobe, nomeadamente a nível de conteúdos potencialmente abusivos.
De notar que a Adobe encontra-se atualmente a ser alvo de uma investigação das autoridades dos EUA, devido às taxas aplicadas caso os consumidores tentem cancelar as suas subscrições antes do tempo previsto.