Adobe volta a atualizar termos de serviço depois de revolta dos utilizadores
Recentemente a Adobe esteve no alvo das críticas da comunidade, depois de ter publicado alterações nos seus Termos de Serviço, que dariam a capacidade da empresa recolher dados para uso em modelos de IA e outras tarefas. Embora a empresa tenha clarificado a forma como os dados são recolhidos, parece que isso não foi suficiente para resolver os problemas.
Em causa encontrava-se termos vagos usados nos Termos de Serviço da empresa, que basicamente davam conta da possibilidade de conteúdos dos clientes da empresa, e usados nos serviços da mesma, serem usados para treino dos modelos de IA da Adobe.
Obviamente, muitos não gostaram desta medida, e rapidamente começaram a apontar dedos à empresa. Esta teve mesmo de publicar uma nota a indicar que os termos não dizem respeito aos conteúdos que os utilizadores criem de forma direta, mas sim na forma como usam os serviços da Adobe e as suas funcionalidades.
Apesar disso, o dano já se encontrava profundo, tanto que a empresa teve agora de realizar uma nova mudança nos seus termos. A empresa afirma que vai atualizar os seus termos de serviço, de forma a que os mesmos sejam mais claros e deixem de usar linguagem vaga, que pode ser incorretamente interpretada no que respeita aos conteúdos que a Adobe pode usar para treino de IA.
A atualização dos termos deve ser publicada em breve, e deverá ser centrada em corrigir os erros das versões anteriores dos mesmos. A ideia será passar a informação que os dados dos clientes não estão a ser usados pela Adobe para o treino dos seus modelos de IA, e que apenas conteúdos diretamente associados aos serviços da empresa são usados para tal – e que fazem parte das diferentes funcionalidade que a Adobe fornece nos seus produtos e plataformas.