Google volta à paginação tradicional dos resultados de pesquisa
Desde 2021 que a Google começou a adicionar a funcionalidade de avanço automático nas pesquisas realizadas, de forma a facilitar a tarefa dos utilizadores encontrarem conteúdos em mais do que a primeira página.
A funcionalidade foi originalmente lançada apenas para dispositivos móveis, mas no final de 2022 chegou também para o desktop. Na altura, a empresa afirmava que iria permitir aos utilizadores encontrarem os conteúdos mais rapidamente.
No entanto, parece que este sistema não foi propriamente uma boa experiência para a Google, que agora começou a remover esse sistema para usar novamente a paginação. De acordo com o portal Search Engine Land, a Google removeu a funcionalidade de scroll automático da pesquisa, voltando à paginação regular que os utilizadores necessitam de carregar para avançar.
Desta vez, a Google afirma que o sistema de paginação vai levar a encontrar mais rapidamente os resultados pretendidos, já que os utilizadores deixam de ter de carregar conteúdos desnecessários. A empresa chegou ainda à conclusão que o scroll automático não era benéfico para os utilizadores.
Esta alteração pode afetar o SEO de alguns conteúdos, que agora deixam de surgir na pesquisa e passam para a segunda página dos resultados – que pode ter impacto na forma como os conteúdos são descobertos, tendo em conta que nem todos avançam para essa secção.
A mudança encontra-se atualmente a propagar para a versão desktop, e espera-se que seja aplicada nos dispositivos móveis para os próximos meses.