OpenDNS bloqueado? Eis algumas das melhores alternativas

OpenDNS bloqueado? Eis algumas das melhores alternativas

Recentemente a OpenDNS decidiu deixar de fornecer a sua plataforma de DNS público para Portugal e França, no seguimento de um pedido de bloqueio de sites piratas feitos para a entidade.

Com esta medida, quem usa os DNS da OpenDNS pode ter começado a verificar falhas, já que o serviço deixa de se encontrar disponível, e como tal, os pedidos DNS vão começar a ser recusados.

Felizmente, existem várias alternativas no mercado, que se pode adotar para quem pretenda continuar a usar uma alternativa aos DNS das operadoras. Estas alternativas podem até fornecer algumas funcionalidades adicionais que poderão agradar a alguns utilizadores, como a capacidade de bloquear sites maliciosos ou de spam.

Neste artigo vamos analisar quais as melhores alternativas existentes ao OpenDNS.

> Cloudflare DNS – 1.1.1.1

A Cloudflare, além de fornecer uma plataforma de segurança e CDN para sites, também fornece um DNS público que usa a sua infraestrutura para melhorar a velocidade de resolução de pedidos DNS.

A mesma conta ainda com diferentes servidores DNS, que se podem adaptar a diferentes usos. Os DNS padrão (1.1.1.1 e 1.0.0.1) não possuem qualquer filtragem de conteúdos, e carregam todos os sites como seria esperado.

No entanto, quem pretenda uma proteção extra, existe também o 1.1.1.1 for Families, que pode ajudar a filtrar sites com conteúdos maliciosos ou de conteúdos para adultos.

O 1.1.1.2 e 1.0.0.2 ajudam a bloquear automaticamente sites que tenham sido descobertos com conteúdos maliciosos ou prejudiciais para os utilizadores.

O 1.1.1.3 e 1.0.0.3, além da proteção contra malware, também bloqueia o acesso a sites de conteúdos para adultos, podendo ser uma alternativa para quem pretenda uma ligação segura para os mais pequenos.

> DNS0

O DNS0 é uma alternativa que se foca em privacidade e segurança, prometendo melhorar a ligação DNS e, ao mesmo tempo, também bloqueando acesso a sites com conteúdos potencialmente maliciosos ou de phishing.

O DNS padrão (193.110.81.0 e 185.253.5.0) conta com filtragem de sites conhecidos como sendo de malware ou phishing, ou que realizem atividades maliciosas nos sistemas, contando com uma lista atualizada de forma regular pelos parceiros da entidade.

Para quem pretenda segurança máxima, existe ainda o DNS0 ZERO (193.110.81.9 e 185.253.5.9) que bloqueia ainda mais sites com conteúdos maliciosos, como os de Criptojacking e Typosquatting. Esta lista é mais abrangente, e dedicada para ambientes onde a segurança é mais importante.

Por fim, existe ainda o DNS0 Kids (193.110.81.1 e 185.253.5.1), que como o nome indica, será focado para crianças. Além de bloquear malware e ameaças online, este DNS também bloqueia o acesso a sites de conteúdos para adultos ou potencialmente prejudiciais para menores. Também bloqueia sites de redes sociais e de plataformas que distribuem pirataria.

Embora não documentado, existe ainda o DNS0 Open, que não aplica qualquer filtragem de conteúdos, e portanto, deve ser usado apenas em casos especificos.

> Quad9

O Quad9 (9.9.9.9 e 149.112.112.112) coloca-se como uma alternativa focada em privacidade e segurança. A plataforma garante que todos os pedidos DNS são processados de forma segura e privada,  e além disso, também se encontra adaptado para bloquear pedidos a sites conhecidos de malware.

> ControlD

O ControlD é uma solução relativamente recente no mercado, mas que tem vindo a demonstrar-se como uma alternativa capaz e abrangente, com funcionalidades extra.

Embora esteja disponível com planos pagos, que permite mais controlo a nível dos dispositivos e a criação de perfis para diferentes utilizadores, existem também soluções de DNS gratuitos, que qualquer um pode usar.

Existem diferentes listas, que vão desde DNS que não filtram qualquer conteúdo, aos que bloqueiam malware, publicidade, tracking, redes sociais, e outros. Os utilizadores podem ainda personalizar diferentes listas de bloqueio, conforme as preferências.

> Mullvad DNS

Da conhecida empresa de VPN privado, estão também disponíveis os Mullvad DNS. Estes garantem privacidade e segurança, embora sejam algo mais lentos que as alternativas anteriores – devido ao numero mais reduzido de servidores a nível global.

No entanto, ainda podem ser uma opção para quem tenham em conta a privacidade das ligações. Tal como o ControlD, existem diferentes ofertas, desde o DNS sem filtros ao que bloqueia publicidade, tracking ou conteúdos para adultos.

A lista completa das configurações pode ser verificada no site da entidade.