Falha grave descoberta em sistemas Cisco SEG

Falha grave descoberta em sistemas Cisco SEG

A Cisco lançou uma atualização importante para o Security Email Gateway (SEG), que teria uma falha que, quando explorada, poderia permitir aos atacantes obterem acesso root e eventualmente bloquearem a instalação, usando para tal apenas conteúdos enviados como anexos em mensagens de email.

A falha encontrava-se na forma como o Security Email Gateway (SEG) analisava os conteúdos em anexo das mensagens de email recebidas pelos clientes, que quando eram criados ficheiros especificamente modificados para explorar a vulnerabilidade, poderiam sobrescrever qualquer ficheiro do sistema onde o SEG se encontra.

Com esta falha, os atacantes poderiam praticamente obter total controlo dos sistema, obtendo permissões root e criando novos utilizadores no sistema, alterando ficheiros chave do mesmo ou realizando qualquer outra ação no mesmo.

A falha afetava os sistemas com versões vulneráveis do Cisco AsyncOS, e que teriam também o sistema de análise de ficheiros, como parte do Cisco Advanced Malware Protection, ativada, bem como o Content Scanner Tools na versão 23.3.0.4823 ou mais antiga.

Os utilizadores do SEG são aconselhados a atualizarem as suas aplicações e sistemas para as versões mais recentes disponíveis, de forma a evitarem a possível exploração desta falha. A Cisco acredita que a falha terá sido corrigida antes de ter sido ativamente explorada para ataques, mas agora que é do conhecimento público, pode começar a ser explorada.