Bloqueio da X no Brasil: quais as alternativas?

Bloqueio da X no Brasil: quais as alternativas?

Tendo em conta as recentes informações, a X pode mesmo vir a ser bloqueada no Brasil, deixando os utilizadores com menos formas de acederem à plataforma. Recentemente o STF do Brasil ordenou a Elon Musk que escolhesse um representante da X para o Brasil – medida que surge depois de Musk ter retirado os escritórios da empresa do país.

O juiz Alexandre de Moraes deu 24 horas para Musk realizar a medida, ou a X poderia ser banida do Brasil.

Musk não parece interessado em seguir essa ordem, o que pode agora levar a que a plataforma seja inteiramente bloqueada na região.

Felizmente, desde que Musk decidiu adquirir o antigo Twitter, várias alternativas começaram a ganhar destaque. E o que não falta atualmente são alternativas para os utilizadores poderem continuar em contacto com o “mundo virtual”.

Vamos aqui analisar algumas das possibilidades:

Threads

threads logo da plataforma

Uma das mais recentes, criada pela Meta, o Threads integra-se dentro do fediverso, e permite ao sutilizadores terem uma forma de interagir rapidamente com amigos e conhecidos. A sua forte integração com o Instagram tornam-no uma escolha acertada para quem pretenda uma alternativa rápida à X, e sobretudo, para quem já tenha uma forte presença no Instagram ou use diretamente essa plataforma.

Bluesky

Bluesky

O Bluesky é outra alternativa para a X, que foi criada pelo ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey. A plataforma usa o seu próprio protocolo para comunicação, mas é inteiramente aberta à comunidade. Embora ainda tenha algumas limitações, tem vindo a receber atualizações constantes e muitos consideram uma porta segura para manter os contactos com a rede digital.

Mastodon

Mastodon logo

Este é um dos mais antigos rivais do Twitter (agora X), e que conta com milhares de utilizadores ativos por outros tantos servidores. Integra-se diretamente no Fediverso, e permite que os utilizadores possam criar as suas relações em diferentes servidores com temas específicos.

Aliás, caso o utilizador pretenda e tenha conhecimentos, pode até criar o seu próprio servidor dedicado do Mastodon, para usar de forma individual ou com pequenas comunidades.