Webtoon lança campanha contra centenas de sites piratas
Em meados de Junho, a Webtoon Entertainment, entidade responsável pelo popular leitor de conteúdos de cartoon e anime com o mesmo nome, tornou-se uma empresa pública. E embora os investidores não tenham ainda ganho um valor considerável com tal medida, a empresa espera agora continuar a rota de crescimento com mudanças nas suas estratégias – que envolvem atacar diretamente sites que partilham os conteúdos da plataforma de forma ilegal.
A Webtoon é uma das plataformas de comics na internet mais reconhecida, tendo mais de duas décadas de história online. Esta é uma plataforma que serviu, e serve, de lançamento para vários web comics – com uma comunidade bastante ativa de seguidores.
Atualmente o serviço conta com mais de 170 milhões de utilizadores ativos mensalmente, sendo uma das maiores plataformas do género. Tanto que, em Junho, a empresa entrou oficialmente na bolsa de mercados, criando a sua rota para o crescimento junto dos investidores.
Apesar dos planos de crescimento, os dados parecem demonstrar o contrário, com o valor das ações da empresa a manterem-se em valores reduzidos face às expectativas, e sem uma trajetória crescente.
Apesar disso, a plataforma encontra-se agora no ataque do que considera ser um dos problemas: a pirataria.
De acordo com o portal TorrentFreak, a plataforma considera que a violação dos direitos de autor, com sites que roubam e publicam os conteúdos da plataforma livremente e sem autorização, encontra-se como um dos maiores problemas atualmente, e que limita o crescimento da plataforma.
A pensar nisso, a entidade confirmou ter lançado vários pedidos de DMCA, na esperança de obter mais detalhes sobre os sites que partilham os conteúdos de forma ilegal. No total foram feitos pedidos para mais de 200 domínios, que estarão a partilhar ilegalmente conteúdos em violação dos direitos de autor da plataforma.
A entidade pretende que estes pedidos sejam processados de forma a obter mais informação sobre os autores de alguns dos sites onde os conteúdos se encontram, e que essa informação poderá ser usada para futuros casos legais.
Muitos dos sites em questão encontram-se atrás da plataforma da Cloudflare, pelo que a origem dos sistemas onde estes se encontram é desconhecida. No entanto, tendo em conta que o caso encontra-se agora nos tribunais, a empresa pode vir a ser forçada a fornecer essa informação.
Embora muitos dos autores destes sites usem dados falsos, ainda assim a informação pode ser importante para encerrar as atividades. A Webtoon afirma que, apenas o ano passado, 360 domínios foram algo do mesmo processo, o que levou a que vários sites fossem permanentemente encerrados.