Canva justifica aumento de 300% no preço da subscrição devido a IA
Recentemente o TugaTech noticiou como a Canva, conhecida plataforma de design na web, se preparava para aumentar consideravelmente o preço da subscrição para equipas, tornando a mesma, em alguns casos, até 300% mais cara do que o preçário anterior.
Como seria de esperar, esta mudança de preçário deixou muitos utilizadores descontentes com a plataforma. Embora a medida apenas afete os planos de equipa, terá consideráveis mudanças para quem se encontre nos mesmos.
Com as alterações, o preçário por utilizador das equipas encontra-se agora similar ao preçário individual das contas Pro – cerca de 120 dólares por ano. No entanto, existe agora um valor mínimo de três pessoas para as equipas, quando anteriormente este valor era pago para um total de cinco pessoas na mesma.
Ou seja, para uma conta do Canva Teams com cinco pessoas, onde anteriormente o custo era de 120 dólares por ano, agora o valor será de 500 dólares anuais – embora a empresa ainda ofereça um desconto de 40% para o primeiro ano da mudança.
Agora, a empresa veio deixar mais detalhes sobre o motivo para tais mudanças, tendo referido que será associado com o conjunto de novas funcionalidades voltadas para IA que foram fornecidas na plataforma, ao longo do tempo.
No entanto, esta mudança é vista por muitos utilizadores como um ponto negativo para o serviço, que em tempos era considerada uma das melhores alternativas às suites da Adobe – consideravelmente mais caras.
Em várias plataformas sociais, os utilizadores encontram-se descontentes com a mudança, sendo que uma vasta maioria afirma que não irá renovar os seus planos sobre o novo preçário – o que pode ter impacto a longo prazo para a empresa.