Twitter atualiza regras contra conteúdos de conversas violentas
O Twitter encontra-se a realizar algumas mudanças sobre as regras da sua plataforma, desta vez focadas em conteúdo potencialmente violento – e que restringe ainda mais o que pode ser partilhado na rede social.
A empresa encontra-se a integrar uma nova regra sob “conteúdo violento”, que vai começar a impedir que sejam publicados conteúdos que possam ter uma linguagem ameaçadora contra terceiros ou que sejam considerados violentos.
Com estas novas regras, a plataforma passa a considerar conteúdos violentos mensagens que tenham como objetivo expressar desejos de mal para terceiros e sentimentos similares. Isto inclui mensagens que apregoem desejos fatais, de doença ou trágicos para outros utilizadores.
Esta nova regra é bastante contrária ao que se encontrava na plataforma, e que permitia, até certo ponto, este género de mensagens. Com as novas regras, os utilizadores necessitam de ser mais contidos nas conversas, e sobretudo em insultos que podem ser fornecidos sobre a mesma para terceiros. Isto aplica-se também a mensagens vagas ou que tenham como intuito ser ofensas para outros utilizadores da plataforma.
De notar que as novas regras não se aplicam apenas a outros utilizadores do Twitter, mas também a outras propriedades. Ou seja, a medida aplica-se também a mensagens que tenham como objetivo desejar a destruição ou prejudicar a atividade de certas instituições ou residências, ou que incentivem a práticas contra as mesmas – e que sejam focadas para os trabalhos diários das empresas, organizações ou outras atividades.
Apesar de estas medidas não serem propriamente algo inesperado de se ver numa plataforma social, ao mesmo tempo fogem da ideia de Elon Musk sobre criar uma plataforma livre de expressão para todos – algo que o mesmo se focou como sendo o futuro do Twitter, quando decidiu comprar a rede social.
Outra questão que se levanta será, no entanto, se as medidas vão ser aplicadas. Isto porque o Twitter encontra-se atualmente a enfrentar problemas graves de moderação, em parte devido à falta de funcionários dedicados para esta tarefa – com conteúdos em violação das regras da plataforma a permanecerem na mesma durante semanas ou até meses, sem controlo.